Cristina Ferreira Ricardo Azedo desmonta comunicado da apresentadora: “Uma tentativa de limpeza de imagem”
O tão esperado esclarecimento de Cristina Ferreira sobre a polémica da violação não convenceu toda a gente. Ricardo Azedo foi uma delas, ao lamentar a ausência de um pedido claro de desculpas.
Depois de a apresentadora ter quebrado o silêncio através das redes sociais, as suas justificações foram escrutinadas no programa Noite das Estrelas. Se Cristina esperava que o comunicado colocasse um ponto final no assunto, parece não ter surtido efeito, uma vez que o tema continuou a ser abordado.
Sob o comando de Maya, os comentadores analisaram a nota oficial emitida pela apresentadora. No texto, a apresentadora foi taxativa ao afirmar que “nunca houve qualquer tentativa de justificação para o alegado crime” e que as suas polémicas declarações foram feitas estritamente “no âmbito de uma pergunta aos comentadores” da rubrica criminal do programa.
Contudo, o argumento de que se tratou apenas de um “questionamento” para lançar o debate não foi suficiente para todos. Ricardo Azedo, por exemplo, não hesitou em desconstruir a lógica apresentada pela diretora da TVI: “Há uma pergunta que se faz numa conversa normal ou numa entrevista que é uma interrogação simples, e depois há uma pergunta retórica onde indiretamente há ali uma resposta que pode ser interpretada.”
Ainda assim, o comentador da CMTV acredita que a intenção de Cristina nunca foi ofender as vítimas: “Ninguém, acho eu, ou acho que a ninguém passa pela cabeça que a Cristina quer ofender as vítimas de violência doméstica. Eu acho que não foi dito isso”, afirmou, explicando que, na sua opinião, falta um pedido claro de desculpas no comunicado da apresentadora.
“E eu acho que a importância deste pedido de desculpa neste comunicado que não existe, todos nós andámos ali de lupa a ver se havia um pedido de desculpa e não há. Ele não está lá. Há uma justificação, há uma tentativa de limpeza de imagem, mas o pedido efetivo não existe”, explicou Ricardo que não vê a polémica a terminar tão cedo: ““Eu acho que esta polémica ainda vai durar, até porque há queixas a acontecer, há pessoas que se sentiram indignadas”.
Texto: Tiago Miguel Simões; Fotos: Impala