Guarda Revolucionária do Irão anuncia ataques contra “bases inimigas”
A Guarda Revolucionária do Irão anunciou que tinha atacado “bases inimigas” na região, após ataques aéreos dos EUA contra instalações de radar no Irão
Num comunicado transmitido pela emissora estatal IRIB, o exército ideológico da República Islâmica afirmou que “bases inimigas na região foram atingidas por ataques aéreos”.
O Kuwait e o Bahrein, dois países que albergam importantes bases militares norte-americanas no Golfo, já tinham emitido alertas de ataque aéreo.
O Ministério do Interior do Bahrein disse que um alerta de ataque aéreo foi acionado hoje, após novos ataques aéreos dos EUA no Irão e do Kuwait ter denunciado ataques com mísseis e drones.
“A sirene soou. Os cidadãos e residentes são aconselhados a manter a calma e a dirigir-se para o local seguro mais próximo”, escreveu o ministério na rede social X.
Horas antes, o exército do Kuwait anunciou que intercetou e abateu uma nova vaga de ataques com mísseis e drones iranianos, três dias depois de um ataque ao maior aeroporto do país, atribuído ao Irão.
“As defesas aéreas do Kuwait abateram mísseis e drones inimigos esta manhã. O Estado-Maior do Exército informou que quaisquer explosões ouvidas foram causadas pela interceção de ataques inimigos”, escreveu o exército na rede social X.
As forças armadas instaram ainda os cidadãos a manterem a calma e a seguirem rigorosamente as instruções de segurança emitidas pelas autoridades enquanto o estado de alerta se mantiver em vigor.
Correspondentes da agência de notícias France-Presse disse que “explosões repetidas foram ouvidas em áreas próximas do Aeroporto Internacional do Kuwait”, enquanto “explosões e interceções foram ouvidas” na capital do Bahrein, Manama.
O exército dos Estados Unidos (EUA) disse na rede social X que o Irão disparou sete mísseis contra o Kuwait e o Bahrein e garantiu que seis foram intercetados e o último falhou o alvo.
As forças armadas dos EUA acrescentaram que não foram registados feridos entre os soldados destacados na região nem quaisquer danos nas infraestruturas militares norte-americanas no Bahrein.
No início da semana, o Irão reivindicou a responsabilidade por um ataque ao Kuwait, em retaliação contra um alegado ataque dos Estados Unidos contra um petroleiro e contra a ilha iraniana de Qeshm.
Pelo contrário, a Guarda Revolucionária Islâmica negou qualquer envolvimento num outro ataque, com ‘drones’, que danificou um terminal de passageiros no Aeroporto Internacional do Kuwait e fez um morto e 63 feridos.
VQ (ANC) // VQ
By Impala News / Lusa