Helena Isabel Atribui dispensa da TVI a ‘traição’ de colega: “Diziam que ele falava muito mal de mim…”
Helena Isabel revela por que foi dispensada da TVI ao fim de oito anos e aponta o dedo a Gonçalo Quinaz.
Ao fim de oito anos ligada à TVI, depois de ter sido a vencedora da Casa dos Segredos 6, Helena Isabel foi dispensada do canal em meados de 2024. Até então, era presença assídua em espaços de comentário social e, na sua ótica, dava um contributo “necessário” para quem a acompanhava na televisão, até porque falava “sem tabus”. Por isso, foi apanhada de surpresa com a postura dos responsáveis do canal e acredita que houve alguém que a quis prejudicar. Em conversa com Flávio Furtado no podcast The Leite Show, apontou o dedo ao ex-futebolista Gonçalo Quinaz, com quem trabalhava. “Até hoje não sei porque é que saí da TVI. Eu acho que o Gonçalo foi uma pedra fundamental. Havia pessoas nos corredores das manhãs que me diziam que ele falava muito mal de mim. Aliás, houve alguém que lhe falou da minha pessoa e ele disse: ‘Ela tem os dias contados e daqui a pouco vai sair’. E a verdade é que eu saí. Portanto… não sei o que é que o Gonçalo disse”, partilhou, sem rodeios.
Oficialmente, a TVI evocou conflitos de bastidores para a decisão de afastá-la da antena. “A mensagem que eu recebi alegava atritos entre mim e uma cabeleireira, a Maria Menezes, e alguns câmaras, coisa que não aconteceu”, assegura.
A atual comentadora da CMTV fala em ciúmes por parte do colega. “Houve uma altura em que me dei muito bem com o Gonçalo. Acho que ele mudou drasticamente e, para mim, foi para pior. O Gonçalo é uma pessoa cheia de graça, mas perde-se no ego para comigo. Nós ganhamos ao dia, não temos ordenado fixo. As pessoas ligavam muitas vezes a dizer que gostavam de mim, o programa girava muito em torno da minha pessoa. Quando isso acontece, acredito que possa gerar algum tipo de ciúme e quebra de ego”, considera.
Os dois, recorde-se, chegaram a estar próximos e houve até rumores de um romance. Porém, nunca confirmaram qualquer envolvimento. Em 2022, a jurista disse apenas que Quinaz lhe tinha dado “um fora” e acrescentou: “Gostei muito dele. Ficou um carinho muito grande”.
Apesar de “ter vestido a camisola” durante todos os anos em que trabalhou para o canal, considera que nem sempre se sentiu bem entre os colegas. “O ambiente que é tóxico na TVI é fora de câmaras, é nos bastidores. Eu não posso conceber ter colegas que, quando eu falava, reviravam os olhos. Isso é muito feio”, afirmou, durante a conversa.
A situação trouxe consequências na vida de Helena Isabel, visto que se preparava para comprar uma casa nova e, com a perda do rendimento fixo que provinha da TVI, acabou por adiar esse sonho. A comentadora adiantou ainda que mudou a sua postura e que, quando há situações que a incomodam, prefere optar pelo silêncio. E deu um exemplo daquilo que se passa no canal onde trabalha atualmente: “Se tiver algo de muito negativo, às vezes fico calada. Eu, na CMTV, tenho uma colega com quem não me dou muito, a Gisela Serrano. Ela é muito desagradável comigo e eu não digo nada”.
A NOVA GENTE tentou obter uma reação de Gonçalo Quinaz às declarações de Helena Isabel, mas tal não foi possível até ao fecho desta edição.
Texto: Vânia Nunes; Fotos: Impala e D.R.