Tânia Ribas De Oliveira Revela qual é a sua grande preocupação como mãe
A icónica apresentadora da RTP deu uma entrevista exclusiva à NOVA GENTE e falou de tudo sem complexos!
A apresentadora de A Nossa Tarde, da RTP1, está há quase duas décadas no daytime do canal e em conversa exclusiva com a NOVA GENTE falou também do lado pessoal, nomeadamente dos filhos.
Já disse que os seus filhos, o Tomás e o Pedro, têm 13 e 10 anos. O estado em que o Mundo está, com guerras, desastres naturais e tudo o mais, acresce preocupação à educação que lhes quer dar?
É uma preocupação gigante educá-los neste mundo, mas por um lado, e infelizmente, o mundo também nos tem facilitado essa tarefa no sentido em que é muito fácil perceber o que é o bem e o que é o mal. Isto porque é tão evidente o que é o mal, que tudo o que não é o mal é o bem. Portanto, ensinamos-lhes muito o que é o amor, a empatia, a generosidade, a justiça, o olhar para o lado. Eles sempre foram assim desde miúdos e eu quero mesmo muito que continuem a ser assim.
Qual é a sua maior preocupação enquanto mãe?
É imaginar que estamos num mundo onde as coisas quase todas parecem que são aceites. A falta de respeito já é quase aceite. Há uns tempos, era impossível ouvir algumas coisas e hoje em dia conseguimos ouvir tudo e nem queremos acreditar que é verdade. Nós não podemos permitir que os miúdos de hoje em dia cresçam a ouvir determinadas coisas e a achar que elas são normais.
No seu caso, um deles já é adolescente, o outro é quase.
Mas são tranquilos. Eles são bons alunos, adoram jogar à bola. O Tomás joga no Olivais Sul e o Pedro joga no Sporting, três vezes por semana, torneios todos os sábados. Quando acaba a época, vão fazer surf, quando fica bom tempo vão andar de skate, vão andar de bicicleta, eles andam sempre na rua. Estão ótimos e que continuem assim.
Texto: ANA FILIPE SILVEIRA; Fotos: HELENA MORAIS e RTP