Visita do Papa será esperança para o país — bispo de Leiria-Fátima

O bispo da Diocese de Leiria-Fátima, António Marto, disse que a visita do papa Francisco nos dias 12 e 13 de maio ao Santuário de Fátima será uma experiência de esperança para o país.

Visita do Papa será esperança para o país -- bispo de Leiria-Fátima

*** Serviços áudio e vídeo disponíveis em www.lusa.pt ***



Fátima, Santarém, 15 abr (Lusa) — O bispo da Diocese de Leiria-Fátima, António Marto, disse que a visita do papa Francisco nos dias 12 e 13 de maio ao Santuário de Fátima será uma experiência de esperança para o país.


“Penso que será, também, uma experiência de alegria, de entusiasmo e de esperança para o país”, afirmou António Marto em entrevista à agência Lusa.


Para António Marto, “vai ser uma experiência muito bela de fé, de espiritualidade de que a sociedade precisa tanto”, destacando que o papa vai apresentar-se no maior templo mariano do país “como peregrino entre os peregrinos”.


“Como peregrino traz também as suas preocupações, da Igreja e do mundo sobretudo, a que ele dá muito relevo”, referiu o bispo de Leiria-Fátima, exemplificando com a paz, as relações entre os povos ou a reforma da Igreja Católica.


Segundo António Marto, o papa “é o homem das surpresas”, mas antecipa que em Fátima Francisco “tocará” em aspetos como a misericórdia ou as periferias, “chamando a atenção às periferias geográficas de países marcados pela pobreza e pelas guerras”, assim como “os dramas dos deslocados, refugiados e migrantes”.


“E, depois, um grande apelo à espiritualidade, isto é, a uma conversão dos corações”, continuou o bispo, notando que “o mundo só muda se as pessoas mudarem por dentro”.


António Marto realçou, ainda, a personalidade do papa, que “veio do fim do mundo, da América Latina, com um estilo próprio de exercer o seu ministério, muito menos formal que os outros, muito próximo das pessoas, com uma linguagem muito afetiva de quem é capaz de falar coração a coração, muito diretamente, com uma maneira própria de abordar os problemas e toda a gente já o conhece”.


“Por conseguinte, traz consigo também uma atração existencial”, acrescentou o prelado que, em 2010, foi anfitrião de Bento XVI quando o atual papa emérito visitou Portugal.


Para o bispo de Leiria-Fátima, estes são “momentos inesquecíveis” do seu episcopado.


“Eu recebi o papa Bento XVI com quem tinha uma relação particular, na medida em que tinha sido aluno dele. Era de uma delicadeza, de uma ternura muito grande, embora não parecesse para o grande público. Agora vamos receber um papa que tem um estilo diferente, a mesma fé, mas traz uma frescura, uma alegria, um entusiasmo de quem vem de um mundo novo, que é a América, face a uma imagem de uma cultura e de uma fé porventura cansada na Europa”, acrescentou.


Francisco será o quarto papa a visitar Fátima e vai presidir ao centenário das “aparições” na Cova da Iria.


Os anteriores papas a estar em Fátima foram Paulo VI (1967), João Paulo II (1982, 1991, 2000) e Bento XVI (2010).



SR // NS

By Impala News / Lusa

Adicione a Impala como fonte preferida google share