Vandalização de equipamento deixa 26.800 clientes sem energia no centro de Moçambique

Pelo menos 26.800 clientes da Eletricidade de Moçambique (EDM) na província da Zambézia, centro do país, ficaram sem eletricidade desde a noite da última sexta-feira devido à vandalização de equipamento, anunciou hoje a empresa.

Vandalização de equipamento deixa 26.800 clientes sem energia no centro de Moçambique

Segundo um comunicado da empresa pública de eletricidade, a vandalização de equipamento originou a queda de postes de transporte de energia, provocando, assim, a interrupção no fornecimento a alguns distritos.

“A Eletricidade de Moçambique, E.P. (EDM) informa aos seus estimados clientes e ao público em geral que se registou, na noite de ontem [sexta-feira], 02 de janeiro de 2026, a vandalização de equipamento elétrico (espias), tendo provocado a queda de postes e consequente interrupção do fornecimento de energia elétrica a alguns distritos da Província da Zambézia”, lê-se no comunicado.

A interrupção no fornecimento de energia elétrica afeta os distritos de Molumbo e Milange, a localidade de Magige e o posto administrativo de Lioma.

A elétrica moçambicana referiu que já está posicionada uma equipa de técnicos no local “a trabalhar, para a reposição do sistema nas zonas afetadas, o mais breve possível”, sublinhando que a vandalização de equipamento elétrico, além de ser um crime, atrasa o alcance da meta de garantir o acesso universal à energia elétrica até 2030.

SYCO // CSJ

Lusa/Fim

By Impala News / Lusa

Adicione a Impala como fonte preferida google share