Suécia vai enviar caças para nova missão da NATO no Ártico

A Suécia anunciou hoje que vai enviar caças para patrulhar a Gronelândia como parte da nova missão da NATO no Ártico, destinada a apaziguar as intenções do Presidente dos Estados Unidos, Donald Trump, em relação ao território.

Suécia vai enviar caças para nova missão da NATO no Ártico

Caças Gripen fabricados na Suécia irão monitorizar a Gronelândia, um território autónomo dinamarquês, como parte da Operação Sentinela da NATO, indicou o Governo, em comunicado.

“Como aliado da NATO, a Suécia tem a responsabilidade de contribuir para a segurança de todo o território da Aliança. A região do Ártico está a tornar-se cada vez mais importante do ponto de vista estratégico”, disse o primeiro-ministro sueco, Ulf Kristersson, na nota de imprensa.

As Forças Armadas Suecas disseram, num comunicado separado, que os caças estariam baseados na Islândia, onde seis aeronaves estão estacionadas desde o início de fevereiro como parte da força de reação rápida da NATO, a polícia aérea da NATO.

A Suécia participará principalmente nesta nova missão sob a forma de “vários exercícios em colaboração com a Força Aérea Dinamarquesa”.

As forças especiais suecas também serão enviadas para a Gronelândia para participar em exercícios de treino durante algumas semanas, acrescentou o exército.

A missão Sentinela, lançada esta semana, irá inicialmente agrupar operações já realizadas pelos membros da NATO na região, segundo a Aliança Atlântica.

Não está claro se serão implantadas capacidades militares adicionais na região como parte da nova missão.

As ameaças do Presidente dos Estados Unidos, que afirmava querer tomar o controlo da Gronelândia, provocaram uma das crises mais graves da história da Aliança Atlântica, criada em 1949.

Trump recuou depois de afirmar que tinha definido o “quadro” para um acordo sobre a Gronelândia com o secretário-geral da NATO, Mark Rutte.

JH // SCA

By Impala News / Lusa

Adicione a Impala como fonte preferida google share