Primeiro-ministro esloveno convida partidos para negociar Governo de coligação
O primeiro-ministro esloveno, Robert Golob, convidou todos os partidos representados no parlamento para discussões destinadas a formar uma coligação, após o seu partido liberal, vencer as legislativas com uma estreita margem sobre os conservadores de Janez Jansa.
Com apenas 28,62% dos votos e 29 lugares dos 90 que compõem a Assembleia, o partido Movimento pela Liberdade (GS) de, Golob, 57 anos, não pode ambicionar liderar sozinho.
Os restantes lugares são repartidos por um mosaico de cinco pequenos partidos, com os analistas a dizerem que será difícil formar um Governo estável.
“Estamos confrontados com negociações difíceis”, reconheceu Golob, no domingo à noite, após reivindicar uma vitória que classificou como sendo um voto “pela democracia”.
“Mas não negociaremos a nossa soberania. Não deixaremos estrangeiros decidirem a nossa soberania”, afirmou.
A Presidente eslovena, Natasa Pirc Musar, que felicitou Golob, apelou a todas as partes para se sentarem à mesa das negociações “assim que for possível”.
“Quem me der 46 votos receberá o mandato” para constituir um novo Governo, declarou hoje na rádio pública RTV.
Os últimos dias da campanha foram marcados por acusações de ingerência externa.
As autoridades anunciaram que estão a investigar se a empresa israelita de espionagem privada Black Cube está por trás da divulgação online de gravações de conversas que envolvem, entre outros, um lobysta, um advogado e um ex-ministro.
Estes registos surgerem casos de corrupção dentro do Governo cessante, com o suposto objetivo de influenciar a eleição em favor de Jansa, um admirador de Donald Trump.
AH // RBF
Lusa/fim
By Impala News / Lusa