Deslocados internos começam a regressar à casa após o cessar-fogo no Líbano

Um grande número de deslocados internos começou a regressar hoje a casa nos subúrbios de Beirute e sul do Líbano após o acordo de cessar-fogo com Israel, causando congestionamentos significativos na principal autoestrada costeira do país.

Deslocados internos começam a regressar à casa após o cessar-fogo no Líbano

As famílias começaram a chegar aos arredores da capital pouco depois do início da trégua à meia-noite, hora local, enquanto os residentes do sul saíram na manhã de hoje, apesar dos alertas do Exército sobre algumas violações do acordo.

As autoridades estão a trabalhar para reabrir totalmente a ponte Qamiye, sobre o rio Litani, que é uma importante via de acesso à região mais a sul do Líbano, para facilitar a circulação após ter sido bombardeada pelos israelitas na tarde de quinta-feira, segundo a agência nacional de notícias do Líbano (NNA).

A agência estatal informou que esta ponte também sofreu com congestionamentos intensos.

O Presidente norte-americano, Donald Trump, anunciou na quinta-feira um cessar-fogo de dez dias entre o Líbano e Israel, após o primeiro encontro direto em décadas entre representantes dos dois países em Washington esta semana.

A medida entrou em vigor mais de seis semanas após o início de uma intensa ofensiva aérea israelita contra o Líbano, que, juntamente com uma operação terrestre para tomar toda a faixa fronteiriça, resultou em pelo menos 2.196 mortos, 7.185 feridos e mais de um milhão de deslocados no território libanês.

A atual escalada entre Israel e o Líbano começou a 02 de março com os ataques do grupo xiita Hezbollah (pró-Irão) ao território israelita, dois dias depois do início dos bombardeamentos de Israel e Estados Unidos contra o Irão.

CSR // APN

By Impala News / Lusa

Adicione a Impala como fonte preferida google share