Tragédia na Indonésia: Montanha de lixo abate e provoca sete mortos
Um deslizamento de resíduos no maior aterro sanitário da Indonésia, provocado por chuvas fortes, causou sete mortos. Saiba tudo sobre a tragédia em Bantar Gebang.
O maior aterro sanitário da Indonésia, Bantar Gebang, foi palco de uma catástrofe no passado domingo, dia 8 de março de 2026. Um deslizamento maciço de resíduos soterrou trabalhadores e veículos, resultando na morte confirmada de sete pessoas. As operações de busca e salvamento, que mobilizaram centenas de operacionais, deram-se por concluídas nesta terça-feira após a localização da última vítima.
Chuvas torrenciais na origem do colapso
A tragédia ocorreu na zona IV do aterro, situado nos arredores de Jacarta, após um período de precipitação extrema. As autoridades locais registaram cerca de 264 milímetros de chuva, o que terá desestabilizado uma montanha de lixo com aproximadamente 50 metros de altura. A massa de resíduos deslizou rapidamente, não dando margem de fuga a quem se encontrava na base da estrutura.
Perfil das vítimas e dos sobreviventes
Entre os falecidos encontram-se profissionais que garantiam o funcionamento diário daquela unidade. As equipas de resgate identificaram as vítimas como sendo:
- – Dois motoristas de pesados que se encontravam nas cabines dos camiões;
- – Três funcionários responsáveis pela recolha e triagem de resíduos;
- – Dois vendedores de comida que operavam pequenas bancas de rua próximas do local;
- – Seis pessoas conseguiram escapar com ferimentos ligeiros e foram assistidas pelas equipas médicas.
Operação de resgate complexa
Mais de 300 especialistas da Agência Nacional de Busca e Salvamento (BASARNAS) participaram nos trabalhos. A instabilidade do terreno obrigou ao uso de drones com câmaras térmicas e cães farejadores para detetar sinais de vida sob as toneladas de detritos. Foram também mobilizadas escavadoras pesadas para remover a lama e o lixo acumulado.
Crise na gestão de resíduos
O aterro de Bantar Gebang estende-se por mais de 110 hectares e recebe diariamente cerca de 7 mil toneladas de lixo provenientes da capital. Este incidente reacendeu o debate sobre o método de “deposição a céu aberto”, considerado perigoso por especialistas ambientais. O Governo indonésio prometeu uma investigação rigorosa para apurar responsabilidades e evitar que novas avalanches de resíduos voltem a ceifar vidas.