MNE do Irão com dúvidas sobre seriedade dos EUA nas negociações de paz
O ministro dos Negócios Estrangeiros do Irão manifestou dúvidas sobre a “motivação e seriedade” dos Estados Unidos nas negociações de paz para o Médio Oriente, avança hoje a agência de notícias iraniana Isna.
“A recente escalada das tensões por parte das forças americanas e as suas múltiplas violações do cessar-fogo reforçam as suspeitas sobre a motivação e a seriedade da parte americana no caminho da diplomacia”, afirmou Abbas Araghchi, durante uma conversa via telefone com o homologo turco, citado pela Isna.
Segundo a Agência France Press (AFP), na sexta-feira, o Presidente dos Estados Unidos afirmou estar à espera de uma resposta de Terão à proposta norte-america: “Devo receber uma carta esta noite, por isso vamos ver como corre”, assegurou aos jornalistas Donald Trump.
No entanto, ainda segundo a AFP, que cita a televisão estatal iraniana, o porta-voz do Ministério dos Negócios Estrangeiros iraniano, Esmaïl Baghaï, explicou que o Irão continuava a analisar a proposta americana.
Donald Trump garantiu também que, caso não haja entendimento com Teerão, reativará a operação para escoltar cargueiros através do Estreito de Ormuz, à qual deu o nome de ‘Projeto Liberdade’.
“Poderíamos retomar o Projeto Liberdade se as coisas não derem certo”, disse o Presidente, acrescentando que a operação passaria então a chamar-se “Projeto Liberdade Plus”.
Também na sexta-feira, o secretário de Estado norte-americano, Marco Rubio, de visita a Roma, afirmou que Washington esperava ao longo do dia uma resposta iraniana sobre negociações “sérias” para um acordo de paz.
Washington tem tentado pressionar Teerão para que anule ou reduza o alcance do seu programa nuclear, especialmente no que diz respeito ao enriquecimento de urânio, como condição para pôr fim à guerra que iniciou juntamente com Israel no passado dia 28 de fevereiro e que provocou o encerramento do Estreito de Ormuz, por onde transita uma parte significativa dos hidrocarbonetos exportados a nível mundial.
Na véspera, o Irão e os Estados Unidos trocaram ataques no estreito, no incidente mais grave desde o início da trégua, a 08 de abril, pelo qual ambas as partes se culparam mutuamente.
Após a troca de ataques, o próprio Trump defendeu que o cessar-fogo continua em vigor.
JCR (APL) // SF
By Impala News / Lusa