Farage reivindica “mudança histórica” após ganhos nas autárquicas britânicas
O líder do Partido Reformista, Nigel Farage, defendeu hoje que as vitórias alcançadas nas eleições autárquicas britânicas de quinta-feira representam uma “mudança histórica na política britânica”.
“Estamos tão habituados a pensar na política em termos de esquerda e direita. No entanto, o que o Partido Reformista conseguiu foi vencer em zonas que sempre foram conservadoras, mas, ao mesmo tempo, estamos a provar de forma contundente que podemos vencer em zonas que o Partido Trabalhista dominava desde o fim da Primeira Guerra Mundial”, disse esta manhã aos jornalistas.
Farage falava em Havering, subúrbio londrino aonde o partido passou a ter maioria dos deputados municipais.
Para o líder reformista, hoje “é um dia muito, muito importante, não só para o nosso partido, mas para uma completa reformulação da política britânica em todos os sentidos”.
“Isto não pode continuar a ser um acaso ou um voto de protesto. Diria honestamente que estão a testemunhar uma mudança histórica na política britânica. Este é agora o mais nacional de todos os partidos (…) Somos competitivos em todas as partes do país. E viemos para ficar”, afirmou.
Até às 09:00 de hoje, apenas 41 das 136 autarquias inglesas que foram a votos tinham divulgado resultados, colocando o Partido Reformista na liderança em número de eleitos, à frente do Partido Trabalhista, dos Liberais Democratas e do Partido Conservador.
No total, estavam em disputa cerca de 5.000 lugares de representantes locais em Inglaterra.
A maioria dos votos deverá ser apurada ao longo do dia, incluindo também os resultados das eleições para os parlamentos regionais da Escócia e do País de Gales, realizadas na quinta-feira.
BM // APN
By Impala News / Lusa