Angola desembolsou 31,7 milhões de dólares para importação de sementes em 2025

Angola desembolsou 31,7 milhões de dólares (27 milhões de euros) para a importação de quase 12 mil toneladas de sementes em 2025, avançou hoje, em Luanda, o diretor-geral do Serviço Nacional de Sementes (Sense).

Angola desembolsou 31,7 milhões de dólares para importação de sementes em 2025

Augusto da Silva, que apresentava no conselho consultivo do Ministério da Agricultura e Florestas de Angola, o ponto da situação do Sense, revelou que do total de 11.993 toneladas de sementes, a maioria foi de cereais e leguminosas (6.331 toneladas) que custaram ao Estado 14,8 milhões de dólares (12,6 milhões de euros).

“Este valor é muito alto”, expressou o diretor-geral do Sense, apelando ao investimento nesta área.

No mesmo período, foram importadas 2.554 toneladas de sementes de hortícolas, 2.405 toneladas de sementes de batata rena, quantidades para as quais o Estado angolano gastou 11,4 milhões de dólares (9,7 milhões de euros) e 2,3 milhões de dólares (1,9 milhões de euros), respetivamente.

No ano agrícola 2025, foram produzidas 6.930 toneladas de sementes, com destaque para as culturas do milho, feijão e trigo, “garantidas apenas por duas empresas”.

O responsável frisou que, no ano passado, as sementes dos hortícolas, “infelizmente as mais contrabandeadas”, tiveram a maior percentagem submetida a análise laboratorial, com 73,98% do total de 269 amostras analisadas.

Além de serem as sementes mais contrabandeadas, prosseguiu o responsável, o seu prazo de validade é curto “e quando mal conservadas deterioram-se muito rapidamente”.

Para o próximo ano agrícola, o Sense se propõe a produzir cerca de 7.500 toneladas de sementes, entre milho, feijão, arroz, trigo, soja, massango e massambala (cereais tradicionais africanos).

 

 

NME // ANP

By Impala News / Lusa

Adicione a Impala como fonte preferida google share