NATO condena lançamento de míssil balístico pela Coreia do Norte

O secretário-geral da NATO, Jens Stoltenberg, condenou hoje o lançamento de um míssil balístico pela Coreia do Norte e exigiu a Pyongyang que se abstenha de futuras “provocações”, que “minam a segurança regional e internacional”.

NATO condena lançamento de míssil balístico pela Coreia do Norte

Bruxelas, 12 fev (Lusa) — O secretário-geral da NATO, Jens Stoltenberg, condenou hoje o lançamento de um míssil balístico pela Coreia do Norte e exigiu a Pyongyang que se abstenha de futuras “provocações”, que “minam a segurança regional e internacional”.


“As contínuas provocações e violações das resoluções do Conselho de Segurança da ONU [Organização das Nações Unidas] minam a segurança regional e internacional”, referiu, em comunicado, o responsável máximo pela Organização do Tratado do Atlântico Norte (NATO).


Jens Stoltenberg acrescentou que a Coreia do Norte deve acabar com os “lançamentos usando tecnologia balística militar e abandonar de uma vez por todas, de forma absoluta, verificável e irreversível, os seus programas de mísseis balísticos, tal como pede o Conselho de Segurança da ONU”.


“Apelo à Coreia do Norte para não aumentar a tensão e voltar a comprometer-se com um diálogo construtivo com a comunidade internacional”, concluiu o secretário-geral da NATO sobre o lançamento, que coincidiu com a visita do primeiro-ministro japonês, Shinzo Abe, aos Estados Unidos da América.


A deslocação incluiu um encontro com o Presidente norte-americano, Donald Trump.


A Coreia do Norte lançou hoje um míssil balístico em direção ao mar do Japão, anunciou o ministro sul-coreano da Defesa.


O míssil foi lançado pelas 07:55 locais (22:55 de sábado em Lisboa) da base aérea de Banghyon, situada na zona oeste da Coreia do Norte, e seguiu para este, em direção ao mar do Japão, referiu o governante.



MSE (JRS) // ROC

By Impala News / Lusa

Adicione a Impala como fonte preferida google share