Marta Cruz Faz confissão sobre transição de género do filho Noah: “Tenho saudades da…”

Marta Cruz partilha como tem sido a experiência como mãe de um filho transgénero.

Marta Cruz Faz confissão sobre transição de género do filho Noah:

Noah Cruz, filho de Marta Cruz, iniciou a sua transição de género em 2024. Os dois foram recebidos no programa de Júlia Pinheiro e a mãe não escondeu o orgulho que sente pelo jovem, apesar de admitir que, no início, foi um processo difícil de gerir.

“É a minha salvação. Foi a minha salvação aos 20 anos, tenho muito a agradecer ele ter-me escolhido lá de cima. Foi a minha salvação, porque foi uma fase bastante complicada da minha vida, onde eu escolhi que talvez viver não era o que eu queria e, de repente, acordei um dia e estava grávida e decidi seguir em frente, ele deu-me forças para seguir em frente”, revelou.

Leia mais: Ana Patrícia Carvalho confrontada: “Tens a certeza que é só um bebé? Essa barriga…”

“Tenho saudades da voz da minha filha”

No entanto, Marta já pressentia que Noah era diferente das outras crianças. “Ele tinha para aí um ano, e eu tive uma conversa com a minha mãe e disse: ‘Mãe, a Yasmin vai ser diferente’. E a minha mãe disse: ‘Não vai nada’. E eu: ‘Vai, não sei para onde, não sei o que é que ela vai escolher, mas há aqui qualquer coisa’. E depois fomos pesquisando, deixando-o sentir, só que eu sou assim com todos. Eu acho que a vida é de cada um, desde que não me chateiem, não chateiem os outros, está tudo bem. Sejam felizes, e se a felicidade de cada um é mudar o corpo, mudar a mente, fazer uma tatuagem, mudar de país, vão ser felizes. Cada um tem que ser livre para viver a vida como quer (…). É a escolha dele, ele está feliz, e por ele está feliz, eu estou feliz”

Há partes da antiga identidade do filho que a mãe ainda sente falta. “Eu tenho saudades da voz da minha filha, e ele sabe que a música do meu Whatsapp é uma senhora que canta que tem a voz muito parecida com a voz de quando ele cantava como Yasmin. Tenho saudades da voz dela, porque eu tive que fazer um luto e… sinto saudades. Não sinto saudades da imagem dela, de chamar Yasmin, mas sinto saudades da voz, porque nasceu de mim também, não é?”, confessou.

Texto: Luís Sigorro; Fotos: Impala/Redes sociais

Adicione a Impala como fonte preferida google share