França interceta mais um petroleiro russo sob sanções internacionais
O Presidente francês, Emmanuel Macron, anunciou que a França intercetou no domingo mais um petroleiro russo, o Tagor, que está sujeito a sanções internacionais
O chefe de Estado garantiu que a determinação do país em fazer cumprir as sanções é “constante e total”.
Macron disse nas redes sociais que a operação foi levada a cabo pela Marinha Francesa no oceano Atlântico, em alto mar, com o apoio de vários parceiros internacionais, incluindo o Reino Unido, e em estrita conformidade com o direito do mar.
O Presidente francês considerou inaceitável que certas embarcações tentem contornar as sanções internacionais, violem as normas marítimas e contribuam para o financiamento da guerra que a Rússia trava contra a Ucrânia há mais de quatro anos.
Macron alertou ainda que as embarcações, que, na sua opinião, desrespeitam até as regras mais básicas de navegação, representam uma ameaça para o ambiente e para a segurança marítima internacional.
Este é o terceiro navio russo da chamada “frota paralela”, ligada ao transporte de petróleo russo, que a França intercetou nos últimos meses.
O primeiro foi o petroleiro Grinch, apreendido no Mar de Alborão em 22 de janeiro de 2016.
O segundo caso envolve o petroleiro Deyna, intercetado em 20 de março no Mediterrâneo Ocidental, também suspeito de operar sob bandeira falsa para transportar crude russo sujeito a sanções.
VQ // VM
By Impala News / Lusa