Fadista Conhecido artista português choca com revelação: “A minha tentou abortar de mim três vezes”
“Por isso nasci só com um rim e sem um pulmão”, revelou ainda Ricardo Ribeiro.
O fadista português Ricardo Ribeiro esteve à conversa com Fátima Campos no ‘Primeira Pessoa’, da RTP, e revelou que poderia não ter vindo ao mundo. “A minha mãe tentou abortar de mim três vezes e por isso nasci só com um rim e sem um pulmão“, apontou.
Contudo, só recentemente desobriu esta condição. “Estava na Alemanha a cantar, com uma peça que fez do Ricardo Pais, que era ‘O Cabelo Branco é Saudade’”, começou por explicar. “Tive dores horríveis nos rins e descobri que só tinha um rim”.
Ricardo Ribeiro sofre de pulmão fantasma”
Porém, este não é o único defeito que o artista viria a descobrir. “Mais tarde, descobri que tinha a síndrome de Swyer-James-MacLrod, que é o pulmão fantasma, ou seja, o pulmão do lado esquerdo só existe o saco, por dentro ele está vazio. Exatamente porque a minha mãe fez isso e ficou congénito, ou seja, todo o meu lado esquerdo é alterado. Acho que é a primeira pessoa a quem estou a contar, publicamente”, disse à apresentadora.
Para tentar o aborto, foi a sua tia “quem deu as injeções”. “Ela nutriu depois um amor tão grande por mim que ajudou a minha mãe a criar-me. E como ela tinha outra cultura e outras posses podia-me levar às casas de Fado. Eu comecei a cantar muito pequeno, primeiro por culpa da minha mãe e depois ela foi a grande influenciadora e os fins de semana vindos do colégio eram passados em casa da minha tia, tudo na ânsia de ir para os Fados ao fim de semana”, contou.
Texto: Tomás Cascão; Fotos: Arquivo Impala & Redes sociais