Sofia Alves Revela diagnóstico que nunca pensou ser possível: “Parecia que tinha levado um tiro, completamente desfigurada”
Sofia Alves lutou contra um tumor. Porém, também travou uma luta heróica contra Zona, uma doença que muitos desconhecem mas que é extremamente perigosa.
Sofia Alves foi a convidada deste sábado, 21 de fevereiro, de Daniel Oliveira no Alta Definição. Ao longo de uma entrevista em que várias vezes não conseguiu segurar as lágrimas, a atriz recordou como foi lidar com o diagnóstico de um tumor mas revelou que lidou com outro problema de saúde grave.
“Foi profundo e foi chato, fiquei com esta marca [na testa], durante o ‘Sangue Oculto’. Tinha tido Covid e estava com a imunidade muito em baixo, e passado duas semanas depois acordei de manhã e tinha uma coisa feia, nem sabia o que era. Ao segundo dia, isto já estava de uma maneira… Liguei para o médico e ele disse-me: ‘Isso é Zona‘. E eu disse: ‘Não, não pode ser. Zona no meio da testa?!'”, começou por relembrar.
“Rapidamente apanhou-me o lado direito todo, metade só. O hemisfério todo, a cabeça, tudo, tudo, tudo, olho, e eu de um dia para o outro fiquei transfigurada, parecia que tinha levado um tiro a meio da testa, a desaparecer-me a carne, com dores horrorosas, pareciam queimaduras de cigarro. Eu nem se quer sabia que era possível ter Zona na cara, fiquei completamente desfigurada e a gravar uma novela”.
“Um simples cabelo queimava-me, doía-me”
“Fiquei sem ver de um olho. (…) De repente, um cabelo, um simples cabelo, queimava-me, doía-me, tinha dores insuportáveis. Para já, o olho ficou quase engolido, parecia que me tinha passado um camião por cima”.
“Foi traumático. Sobretudo porque sabia que podia ficar cega, porque sabia que isso acontecesse tinha de colocar um olho de vidro e sabia onde estava alojado, mesmo dentro da linha de água, para dentro com a córnea, com tudo. Apesar de todas as medicações, dos extraordinários médicos que se cruzaram no caminho, as coisas não estavam a evoluir, porque depois eu conseguia abrir o olho, mas só via manchas. ‘Eu não acredito que vou ficar sem vista. Eu não acredito que vou ficar sem ver’. E aí é que foi, o problema era recuperar a visão”, fez notar.
A visão foi extremamente afetada e só conseguiu recuperar (embora não a 100%) graças à ajuda de um especialista alemão e de um novo medicamento.
Texto: Tomás Cascão; Fotos: Redes sociais