Catarina Siqueira Assume ter mais trabalho se não estiver gordinha
A atriz tem estado a desfrutar ao máximo da chegada de Mateus, fruto da relação com Henrique de Carvalho, embora tivesse começado a trabalhar uma semana e meia após o parto. Mas admite que agora é tempo também de cuidar de si e de voltar à forma que tinha antes.
Ao lado de Henrique de Carvalho, Catarina Siqueira conta que tem vivido uma fase “muito feliz, leve e serena” desde que a família aumentou, há quatro meses, com a chegada de Mateus, o primeiro filho em comum do casal. “Está a ser uma experiência maravilhosa, e dividi-la com o Henrique está a ser incrível. Ele é um pai espetacular”, partilhou, contando, entre risos, que o bebé tem facilitado toda a logística. “Está a correr tudo lindamente. Ele já dorme dez horas seguidas à noite, começou a comer a sopa e a fruta, é muito bem disposto e está sempre sorridente”.
E a família adaptou-se rapidamente às novas rotinas, até porque Catarina voltou ao trabalho pouco tempo depois de ter dado à luz. “Comecei a trabalhar uma semana e meia depois dele ter nascido, a fazer direção de atores no programa da TVI A Sentença. Tem que ser. O ator, se não trabalha, não ganha”, partilha, garantindo que “correu tudo lindamente”.
“Foi uma gestão fácil porque o Henrique só agora é que está a voltar ao trabalho. Mas conseguimos fazer tudo. Consigo ter tempo para curtir o meu filho, para namorar, para curtir a minha filha [Luz, de 11 anos, nascida de uma relação anterior]”.
E depois de um período em que se permitiu aproveitar o bebé com calma, agora Catarina quer “recuperar a forma física”, uma vez que está a ser mais difícil desta vez.
“Aos 40 já é ‘tramado’. Noto uma diferença muito grande de como eu recuperei da gravidez da Luz, com 29 anos, e agora”, admite. “Estou preocupada porque eu sou atriz e vivo da minha imagem. A verdade é essa. Trabalhamos numa indústria que, infelizmente, por uma razão ou outra, ainda valoriza muito essa parte. Eu sei que tenho muito mais trabalho se não estiver gordinha do que estiver e pertencer a uma minoria”, lamenta.
Mas não é só para não perder trabalho que quer voltar ao peso anterior. “Eu própria sinto-me muito mais eu quando estou magra. Quem é mais gordinho e gostar de se ver gordinho está tudo certo. Desde que isso não influencie a parte da saúde. Eu acho que as pessoas têm é que se sentir bem. E eu sinto-me bem com menos 10, 15 quilos do que o que tenho agora. Comecei agora a dedicar-me a isso, a olhar também para mim”, terminou.
Texto: Vânia Nunes; Fotos: Helena Morais