ONU denuncia aumento de vítimas civis na Ucrânia e Federação Russa
O sub-secretário-geral da Organização das Nações Unidas para a Europa, a Ásia Central e as Américas, Khaled Khiari, denunciou o recorde de vítimas civis registado na Ucrânia e o seu aumento recente na Federação Russa
“No mês passado, pelo menos 274 civis morreram e 1.763 ficaram feridos na Ucrênia. É o número mensal mais alto de mortos e feridos desde abril de 2022”, disse Khiari, durante uma sessão do Conselho de Segurança sobre a guerra.
“Também nos preocupa o crescente impacto da guerra sobre a população civil na Federação Russa”, acrescentou.
Depois de recordar os ataques russo mais recentes contra várias regiões ucranianas que causaram morto e feridos e atingiram património da UNESCO, o subsecretário alertou que se continua “o perigoso ciclo atual de escalada” vai provocar “uma maior devastação na Ucrânia, bem como cada vez miss na Federação Russa”.
Khiari renovou o pedido para se retomarem os esforços para “um cessar-fogo total, imediato e incondicional” e uma desescalada que permita “umas negociações significativas e inclusivas para lograr a paz”.
RN // RBF
By Impala News / Lusa