Irão realiza disparos de advertência contra “navios infratores” no Estreito de Ormuz

As Forças Armadas iranianas realizaram disparos de advertência contra “navios infratores” no Estreito de Ormuz, num contexto de crescente incerteza sobre as negociações com os Estados Unidos.

Meios de comunicação social iranianos noticiaram durante a madrugada o lançamento de mísseis a partir da região sul do país, assegurando que “a origem das explosões veio do mar e esteve relacionada com uma troca de disparos para alertar os navios infratores no Estreito de Ormuz”, informou a agência Tasnim, que cita um relatório do Exército.

A agência britânica de Operações Comerciais Marítimas (UKMTO), que monitoriza a segurança de navios e marinheiros em todo o mundo, não anunciou qualquer incidente na região.

Entretanto, uma fonte militar confirmou à agência Tasmin – associada à Guarda da Revolução Islâmica -, que um drone norte-americano foi intercetado perto da cidade de Bushehr, um dos quatro principais portos do país no Golfo Pérsico, sem especificar se o incidente está relacionado com o do Estreito de Ormuz.

Outra agência de notícias iraniana, a Fars, assinalou na plataforma de mensagens Telegram “a possibilidade de um confronto nas águas” da região.

Washington assegurou hoje que, apesar dos ataques intermitentes na região em guerra, o “cessar-fogo mantém-se”, enquanto as partes chegam a um consenso sobre um texto comum que ponha fim ao conflito, que começou em 28 de fevereiro, quando os Estados Unidos e Israel lançaram uma ofensiva conjunta contra o Irão.

Na quinta-feira, a Casa Branca afirmou ter chegado a um acordo com o Irão, o que Teerão negou.

CAD // APL

By Impala News / Lusa

Adicione a Impala como fonte preferida google share