Maria João Bastos Recorda a morte do pai com apenas 18 anos: “Tive tão pouco tempo com ele…”
Maria João Bastos lamenta só ter estado 18 anos com o pai, mas prefere agarrar-se a tudo o que viveu. Também agradece à mãe por ter sido uma verdadeira guerreira, que se viu viúva com 43 anos e com três filhas jovens.
Maria João Bastos, de 50 anos, foi a convidada de Daniel Oliveira do Alta Definição, da SIC, deste sábado, 25 de abril. A atriz, que está presente na série portuguesa da Netflix Rabo de Peixe, abriu o coração sobre a morte do pai, ocorrida quando tinha apenas 18 anos.
“Foi uma partida inesperada e prematura. Fui eu que recebi a notícia ao telefone, em casa. Foi aí que começou a vida adulta, foi muito duro”, revelou a atriz, explicando que correu imediatamente a chamar a vizinha médica, amiga da família, para ajudar a dar a notícia à mãe.
Apesar de tudo, agarra-se às memórias positivas. “Tive tão pouco tempo com o meu pai, mas foi bom saber que fui mimada por ele. Prefiro pensar na sorte que tive, nas memórias que tenho. Fazíamos tanta coisa boa, da mota que me deu, do meu primeiro espetáculo a que ele assistiu. Quero pensar no que vivi e no que foi bom. Mas faz-me muita falta”, disse.
A verdade é que esta perda deixou marcas profundas na família. “Éramos quatro mulheres, faltava ali aquele pilar de força. E faltavam também as coisas do dia a dia, como um simples conselho. Isolei-me um pouco no início, sou uma pessoa bastante reservada, para conseguir viver com essa nova realidade. Aprender a viver, de forma forçada, esse lado adulto”, explicou.
A saudade do pai e os elogios à mãe
“É difícil fazer o luto. Penso muitas vezes se me permiti ir ao fundo, se eu não me obriguei a seguir em frente e guardar a dor num lugar que me permitisse aprender a viver naquela nova realidade, sempre com a preocupação da minha mãe. Mas fez-me crescer e fez de mim a pessoa que sou hoje.”
Passadas mais de três décadas desde o momento mais duro da sua vida, Maria João Bastos continua a pensar no pai e em tudo o que poderia ter partilhado com ele. “Hoje em dia, tenho mais coisas em comum com ele do que pensava. Tenho pena de não o ter conhecido em adulta, teria mais conversas com ele. Naturalmente, ensinou-me muito com a sua integridade, valores e até cinema. Lembro-me de ir com ele ao videoclube alugar filmes”, recordou com saudade.
A atriz deixou ainda rasgados elogios à mãe, que ficou sozinha com três filhas. “Ela sofreu muito, ficou com três meninas. Teve ainda de gerir o negócio, o que ficou por resolver, mas foi uma mulher de armas. Não sei se com 43 anos e três filhas eu teria conseguido”, concluiu.
Texto: Tomás Cascão; Fotos: Redes sociais