Ana Arrebentinha “A minha terapeuta não sabe que nos últimos meses fui eu que a observei”
Ana Arrebentinha transformou sessões de terapia num espetáculo de stand-up comedy.
Ana Arrebentinha decidiu transformar experiências reais num novo espetáculo de comédia. Chama-se ‘Muito Faço Eu’ e, nele, a humorista parte de um lugar muito íntimo: as sessões de terapia que teve nos últimos tempos e as reflexões que daí nasceram sobre a vida adulta. A ideia, contou à NOVA GENTE no dia de estreia, a 12 de março, no Time Out Estúdio, em Lisboa, começou a ganhar forma precisamente durante essas conversas em consultório. “Eu recorri mesmo à terapia e, quando estava lá, havia situações que aconteciam e eu pensava: ‘Isto tem que ir para um espetáculo’”, lembra. “A minha terapeuta não sabe que nos últimos meses fui eu que a observei”, ri-se.
A partir daí, começou a guardar momentos, pensamentos e episódios que mais tarde serviriam de base ao texto. O resultado é cerca de 75 minutos de um monólogo que mistura diferentes registos: stand-up clássico, histórias pessoais e também algumas anedotas, uma fórmula que reflete as suas origens.
Falar de temas pessoais diante de uma plateia não é, porém, algo que a intimide. Pelo contrário. Para Ana Arrebentinha, o humor acaba por funcionar como uma forma de libertação emocional. “O facto de as pessoas estarem a rir daquilo que me acontece é uma terapia para mim”, explica, sublinhando que transformar dificuldades em gargalhadas pode ser, também, uma maneira de lidar com elas.
Ainda assim, admite que adaptar aquelas sessões a um espetáculo exigiu algum cuidado. A responsabilidade de abordar um tema tão íntimo obrigou-a a refletir sobre a forma como o faria. Ao mesmo tempo, quis aproveitar a oportunidade para transmitir uma mensagem clara: recorrer a apoio psicológico não deve ser visto como algo negativo. “Quero passar que não tem mal fazermos terapia”, afirma, lembrando que continua a existir algum preconceito em relação a este tema, quando na realidade as sessões podem ser um espaço de descoberta e até de humor. “Às vezes até é divertido”, frisa, lamentando que muitas pessoas ainda encarem essa ajuda especializada como “um bicho de sete cabeças”.
No espetáculo, Arrebentinha desmonta ainda as expectativas que muitas vezes se criam em torno da figura do terapeuta. “Nós chegamos lá a pensar que eles vão resolver a nossa vida toda. Não, não vão”, diz, explicando que muitas respostas acabam por surgir das próprias perguntas feitas durante as sessões.
Depois da estreia na capital, Muito Faço Eu prepara-se para subir ao palco da Sala Estúdio do Teatro Sá da Bandeira, no Porto, a 11 de abril, pelas 21 horas.
Texto: Ana Filipe Silveira; Fotos: Helena Morais