François Villeroy de Galhau deixa liderança do Banco de França em junho

O governador do Banco de França, François Villeroy de Galhau, anunciou hoje que deixará o cargo no início de junho, apesar de o seu mandato apenas terminar no final de 2027.

François Villeroy de Galhau deixa liderança do Banco de França em junho

“Os meus quase onze anos à frente do Banco de França e ao serviço do euro são e continuarão a ser uma honra na minha carreira pública”, afirmou François Villeroy de Galhau, segundo um comunicado do banco francês.

Numa carta dirigida aos funcionários da instituição, consultada pela agência France Presse (AFP), François Villeroy de Galhau comunicou uma decisão tomada “com total independência pessoal”, partilhada há alguns dias com o Presidente francês, Emmanuel Macron, o Governo e a presidente do Banco Central Europeu (BCE), Christine Lagarde.

“O prazo até ao início de junho é suficiente para organizar tranquilamente a minha sucessão”, assegurou o governador, ex-banqueiro do BNP Paribas, que assumiu a direção do Banco de França em novembro de 2015 e foi reconduzido em 2021.

O governador, nascido em Estrasburgo, no leste da França, presidirá agora à Fundação Apprentis d’Auteuil, dedicada à proteção infantil, sucedendo a Jean-Marc Sauvé.

A presidência desta instituição “permitir-me-á continuar a servir o interesse geral”, declarou Villeroy de Galhau.

PYR // CSJ

By Impala News / Lusa

Adicione a Impala como fonte preferida google share